A temática Work-Life Balance tem sido reconhecida como um dos maiores desafios das sociedades modernas, principalmente, devido à instabilidade que actualmente se verifica no mercado de trabalho. Apesar de se assistir a um esforço na definição de políticas organizacionais e sociais “amigas da família”, essas não eliminam totalmente os conflitos existentes entre a vida familiar e a vida profissional. Estes conflitos, podem condicionar o bem-estar individual e familiar e, prejudicar a qualidade de vida em ambas as esferas.

O Work-Life Balance é entendido como uma estratégia de conciliação que abrange as várias esferas de vida do trabalhador, como o lazer, a família, os amigos e o trabalho que contribuem para o desenvolvimento de uma vida produtiva, saudável e satisfatória.

Analisando o actual contexto marcado pela pandemia da COVID-19, tais esferas tornaram-se mais difíceis de gerir, visto que as medidas de isolamento social e lockdown trouxeram a necessidade e a imposição do regime de trabalho em home office. Outra consequência da pandemia é a redefinição entre as fronteiras de vida pessoal, profissional e social, visto que as actividades escolares dos filhos também se tornaram responsabilidade dos pais. No que concerne à Gestão de Recursos Humanos, a gestão do conflito trabalho-família é um dos maiores desafios que os investigadores e os responsáveis das empresas têm de enfrentar. Os gestores de recursos humanos devem tentar reduzir ou, se possível, eliminar este tipo de conflito. Quando uma empresa adopta procedimentos amigos da família, está a contribuir para o bem-estar dos seus trabalhadores e, consequentemente, para o bem-estar da própria empresa.

2 thoughts on “Work-Life Balance em tempos de COVID-19”

  1. Realmente nesta época covid,o RH tem que criar políticas benéficas para maternidade, uma vez que as Escolas do Ensino Primário e os Jardins de Infância continuam encerradas.E não só, quadunar com os teletrabalho de formas a diminuir o grande abcentrismo no local de trabalho e para o bem estar familiar e social.

  2. Bom dia, prezados,

    Fiquei satisfeito em poder ler os artigos aqui publicados, tudo sobre a vossa atenção e preocupação com a sociedade a todos os níveis, dizer também que vocês têm vindo a elaborar programas e políticas de mitigação das más condições de vida do homem, enquanto agente social. Obrigado, por ter sido convidado por uma profissional da vossa equipa, (Laurinda Bartolomeu), uma pessoa-amiga e irmã.
    Reitero, os meus profundos agradecimentos a toda equipa da Comunidade de Recursos Humanos. Bem haja a vossa existência, para servir e cuida de todos.

    Subscrevo, com elevada estima e consideração.

    Atenciosamente,

    Angelino Miguel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *