Uma lista de tarefas bem organizada pode ser importante para aumentar a produtividade e alcançar os objetivos diários. Mas simplesmente criar uma lista não é suficiente, é preciso saber como usá-la de forma eficaz. 

Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo a lista de tarefas.

  • Estabeleça uma ordem de prioridades nas tarefas: Para que a utilização de uma lista seja eficaz tem que identificar as tarefas mais importantes e urgentes e listá-las no topo da lista. Se tem dificuldade em fazer essa identificação, a Matriz Eisenhower pode ser útil, pois ajuda a definir de uma forma simples o caráter de urgência e de importância de cada tarefa.
  • Defina metas realistas: não sobrecarregue a lista com mais itens do que consegue concluir durante um dia, pois pode levar a sentimentos de desânimo e frustração. Defina um tempo limite para cada tarefa e ao terminar, confira se está de acordo com o objetivo estabelecido inicialmente, caso contrário, reveja o tempo e adapte-o para que vá tendo sempre uma informação cada vez mais fiável. Vai exigir alguma disciplina e persistência, mas não desista!
  • Mantenha a lista atualizada: Se não olhar para a sua lista e não a atualizar ela nunca lhe será útil! Adote o hábito de verificar a lista de tarefas diariamente, e faça as atualizações necessárias.
  • Use o sistema que funcione melhor para si: Seja qual for o sistema, online ou físico, utilize um sistema simples, que seja fácil de consultar e atualizar, sempre de acordo com a sua realidade e as suas necessidades.

Aproveite estas dicas, use uma lista de tarefas e experimente os resultados transformadores que lhe pode proporcionar no seu dia a dia.

Cláudia Pinto – Assistente Virtual

14 de Julho 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *