Permita-me que partilhe a minha experiência de quase 25 anos a lidar com os processos de recrutamento e selecção e com lideranças:

  1. Envolvimento – é fundamental que as lideranças estejam envolvidas e comprometidas com o processo de recrutamento e seleção. Não é uma responsabilidade única dos RH, mas de ambos. A forma como estão ou não disponíveis para definir os perfis de função, selecionar CV´s, entrevistar candidatos, realizar pareceres técnicos, dar feedback atempado, contribui e muito para o sucesso ou insucesso de uma contratação.
  2. Suporte mútuo – Representamos a mesma organização, apenas colaborando é que há maior sucessos no processo de recrutamento e selecção na identificação da melhor pessoa.
  3. Clareza do que se pretende – Por vezes os processos acabam por ficar pendentes, não avançam porque o perfil que se pretende preencher não é realista. Por vezes, há muita dificuldade em clarificar quais são de facto os critérios mínimos aceitáveis. Ser realista quanto ao perfil que se pretende contratar é o primeiro passo.
  4. Alinhamento com os valores da Organização – começa pelas hierarquias, são a segunda cara visível do processo. A primeira é a área de RH que interage directamente com o candidato. A mensagem que a liderança passa deve estar claramente alinhada com a cultura e valores da organização.
  5. Comunicação – importante dar feedback à área de RH, para que em consenso sejam tomadas as necessárias acções nos diferentes estágios de um processo de recrutamento. Se não houver comunicação fluida entre ambos, irá contribui para a morosidade e por vezes até a perda de um potencial bom colaborador.

O sucesso depende da forma como nos posicionamentos desde o início do processo. A liderança é fundamental para a boa conclusão deste processo. Esteja envolvida e interessada, traga soluções, mas respeite o trabalho dos recursos humanos. O trabalho em colaboração será o elemento crucial para que se consigam alcançar os resultados desejados.

Eva Rosa Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *