TRILLION DOLLAR COACH: O manual de liderança de Silicon Valley

Bruno Sousa, 09-08-2021

Quando ouvimos sobre as grandes histórias de sucesso de Silicon Valley – Intel, Apple, Google, Amazon, Facebook, inevitavelmente ouvimos os nomes dos seus fundadores e principais executivos: Steve Jobs, Larry Page, Sergey Brin, Jeff Bezzos, Marisa Mayer ou Sheryl Sandberg. Entretanto, se tivermos acesso ao fundo de algumas dessas empresas e dos seus executivos, descobriremos o seu maior segredo.  Adam Grant, psicólogo e autor americano que actualmente é professor da Wharton School, diz que durante muito tempo ouviu falar do segredo mais bem guardado da indústria de Silicon Valley, e que esse segredo não era uma peça de hardware ou uma linha de software, mas uma pessoa, Bill Campbell.

Bill Campbell foi um treinador de futebol americano que se tornou Coach Executivo dos líderes da Elite de Silicon Valley, trabalhou lado a lado com Steve Jobs para reconstruir a Apple da quase falência para uma capitalização de mercado de várias centenas de bilhões de dólares, trabalhou ao lado de Larry Page, Sergey Brin e Eric para reconstruir o Google (agora Alphabet) de uma Startup a uma capitalização de mercado que também soma várias centenas de bilhões de dólares. Após o seu falecimento ( 1940-2016), a Google começou a ensinar os seus princípios por meio de seminários internos para líderes emergentes.

Princípios a reter:

1º Seu título faz de você um gestor, as pessoas fazem de você um líder;

As pessoas são a base do sucesso de qualquer empresa. Para se ser um bom líder é preciso antes  de mais ser um excelente gestor. Conquiste o respeito das pessoas e elas farão de si um líder.

2º Foco nas pessoas;

O principal trabalho de cada gestor é ajudar as pessoas a serem mais eficientes no seu trabalho, a crescerem e a desenvolverem-se. Os gestores criam o  ambiente ideal por meio do apoio e da confiança. Apoiar significa fornecer às pessoas as ferramentas, informações e formação de que precisam para desenvolverem as suas capacidades pessoais. Confiança significa libertar as pessoas para fazerem os seus trabalhos e tomarem decisões. Grandes gestores ajudam as pessoas a se destacarem e a crescerem.

3º Lidere com base em princípios;

É difícil manter uma equipe unida ao mais alto nível nas empresas, onde o ego e as ambições são consideráveis. Nunca tolere pessoas que cruzam linhas éticas: mentiras, falhas de integridade, assédio ou maus-tratos a colegas. Membros da equipe de alta performance, mais difíceis, devem ser tolerados e até protegidos, desde que seu comportamento não seja antiético ou abusivo.

4ºNem todos são “coachables”

Campbell sabia também que havia limites para o seu trabalho, e um deles era actuar como coach de alguém que não queria fazê-lo. Os traços de “coachabilidade” são ser honesto e humilde, estar disposto a trabalhar duro e estar constantemente aberto à aprendizagem. Um relacionamento de coaching bem-sucedido requer um alto grau de vulnerabilidade, muito mais do que o típico num relacionamento comercial.” Estando onde estiver na sua relação de coaching – sendo um coach ou um “aluno”, um requisito fundamental de Campbell era saber ouvir.

Trillion Dollar Coach examina a vida, a mentalidade, os princípios, os valores e as histórias de Bill Campbell. Embora destaque um pouco da vida de Bill, o foco do livro é a  sua abordagem para construir equipes, culturas e líderes.

Sobre os autores

Eric Schmidt actuou como CEO e presidente da Google de 2001 a 2015 e como presidente executivo do Alphabet de 2015 a 2018.Jonathan Rosenberg foi vice-presidente sênior da Google e é conselheiro da equipe de gestão do Alphabet. Ele geriu a equipa de produtos da Google entre  2002 e 2011. Alan Eagle é diretor da Google desde 2007. Anteriormente, foi redator de discursos de Eric e Jonathan e actualmente dirige programas de vendas da Google.

Por: Bruno Sousa

More Recipes
Pequeno manual de instruções para o mundo Coorporativo: 20 dicas que podem garantir a sua sobrevivência na empresa.