Sala Amamentação nas Organizações: Um exemplo da Unitel

Maria João Escrevente, 17 de Março 2020

A qualidade de vida nas empresas é um tema vasto e muito discutido. Cada vez mais encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é um desafio constante e acima de tudo complexo. Conciliar perspectivas de colaboradores e empresa é um caminho que se define pela proximidade de interesses e valores.

A Unitel tem essa preocupação constante e tem trabalhado no sentido de diversificar de forma a poder encontrar o melhor para a diversidade de mundos que temos (idade, dispersão geográfica, interesses pessoais, etc.).

Sempre na procura de inovação nesta matéria e para que possamos manter o nível de felicidade e motivação dos nossos colaboradores, neste caso colaboradoras, foi inaugurado no passado dia 2 de Março, dia da Mulher Africana, a Sala de Amamentação para as colaboradoras cujos filhos se encontram em fase de amamentação.

Esta sala, disponibilizada na sede Unitel, tem capacidade para 6 mães, que em simultâneo e de forma privada e restrita, têm as condições adequadas para extrair e guardar o leite para os seus filhos. Tem um protocolo de acessos orientado para as mães e com um conjunto de procedimentos orientadores que ajudam no processo de recolha e conservação. A sala está equipada com um frigorífico e um kit de limpeza que permite a higienização antes e depois do processo.

Esta iniciativa, para já na sede onde temos concentrado um maior (potencial) número de mães, está a ser avaliada a sua extensão a outros locais de trabalho. O investimento é muito baixo, o processo de set up é simples. Mais importante, a sala foi criada para as mães e elas têm a tarefa de colaborarem na sua manutenção e bom uso. Ou seja, é uma iniciativa em que a responsabilidade é repartida entre as condições que a empresa permite e quem dela usufrui.

A Sala da Amamentação é uma das iniciativas que temos a certeza que permite o aumento da felicidade e bem-estar na organização. Acredito numa cultura de empresa orientada ao equilíbrio, à partilha de valores entre empresa e colaboradores e na construção conjunta de um caminho assente num ADN de responsabilidade e consciência de valor.

More Recipes
Um olhar para o pensar de forma colaborativa dentro das organizações