Por que motivo é tão fácil falar com algumas pessoas enquanto com outras é mais difícil? O que é que há de errado com estas pessoas que não nos compreendem? Que explicação pode haver por trás do comportamento delas? Quantas vezes estivemos rodeados de idiotas?

O especialista em comunicação Thomas Erikson, após uma entrevista desastrosa com um empreendedor de sucesso à beira da reforma, que acreditava estar “rodeado de idiotas”, passou a  dedicar-se à missão de entender como as pessoas funcionam e por que temos dificuldade de desenvolver uma conexão com certos tipos de indivíduo.

Este é um livro sobre diferentes comportamentos e uma variedade de estilos de comunicação, em que o autor usa exemplos de trabalho e vida pessoal.

Basicamente temos dois estilos diferentes de comportamento. O natural e o adaptado.

Thomas Erikson baseando-se na ferramenta comportamental DISC,  apresenta-nos os quatro tipos de comportamento humano de forma mais objectiva e faz uso de quatro cores, Vermelho, Amarelo, Verde e Azul para classificar as pessoas.

Os vermelhos são geralmente orientados por objectivos e são competitivos. Atingir resultados é o seu objectivo número um. Podem ser descritos como teimosos ou até agressivos, não têm problemas de “contar a verdade”. Alguns vermelhos famosos, José Mourinho, Barack Obama ou Madre Teresa de Calcutá.

Os amarelos são optimistas, espontâneos  e vêm o sol onde os outros vêm nuvens negras. Algumas pessoas descrevem-nos como falantes e por não levarem as coisas a sério.

Bill Clinton como Presidente tinha o carisma dos amarelos, ele conseguia fazer as pessoas sentirem-se vistas e apreciadas.

Os verdes são amigáveis, calmos e trabalham bem em equipa. Diz-se que o mundo é dos verdes, porque é o perfil mais comum e fácil de encontrar. O Papa Francisco é um exemplo a nível mundial.

 Os azuis são orientados para os detalhes, cautelosos, correcto. Alguém disse uma vez “A resposta está nos detalhes”. Suponho que tenha sido um azul. Ao fundador Bill Gates são atribuídos os traços azuis.

Com este livro vai aprender a:

Reconhecer um vermelho, amarelo, verde ou azul;

Conhecer as forças e fraquezas de cada um;

Interpretar as respectivas linguagens corporais;

Comunicar com eles por escrito;

Dar-lhes uma resposta que eles percebam;

Desenvolver competências para lidar com diferentes tipos de pessoas.

Thomas Erikson conclui o livro com um teste para entreter o leitor e para que ele possa sentir que absorveu todo o conteúdo da melhor forma possível.

Rodeado de idiotas, de Thomas Erikson, é um dos maiores bestsellers de não ficção da história dos países nórdicos. A obra é destinada para aqueles que estão interessados em si próprios e para aqueles que ocasionalmente podem estar rodeados de idiotas.

One thought on “Rodeado de Idiotas”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *