O QUE É?
De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) Responsabilidade Social Empresarial “É um conjunto de requisitos definidos para garantir o atendimento a um conjunto de convenções da (OIT) e regulamentos que visam o estabelecimento de um ambiente e relações, que garantam a sobrevivência e bem-estar social das pessoas, inclusive no ambiente de trabalho”.
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Factores Motivacionais:
- Situações sub-humanas de trabalho no mundo (ilegalidade e exploração);
- Globalização, as multinacionais procuravam contratos de fornecimento com baixo custo, que eram obtidos de empresas que não respeitavam os direitos dos trabalhadores nem os princípios da OIT;
- Envolvimento de organizações multinacionais com fornecedores que não respeitavam os direitos e a legislação do trabalho;
- Procura de fornecedores instalados em países do terceiro mundo e com baixo índice de industrialização, com ausência de legislação e baixos salários. Muitas empresas encerraram as suas fábricas nos países de origem e abriram nestes países de terceiro mundo para usufruirem da ausência de legislação. Passaram então a ser agentes de situações sub-humanas destas pessoas.
- Relação de marcas globais com crimes sociais, desrespeito dos direitos humanos e legislação, o que deu origem a vários escândalos, perda de mercado, indeminizações e processos jurídicos.
Foi assim, que começaram a surgir os programas de responsabilidade social. Nos Estados Unidos, as pessoas não queriam consumir produtos fabricados por trabalho escravo, começaram então a sabotar e a boicotar estes produtos.
Depois do surgimento da Responsabilidade Social Empresarial na Europa e Estados Unidos, foi para os outros países.
No nosso país já temos algumas empresas a colocar em prática a responsabilidade social, mas ainda não é suficiente.
O Governo deve garantir qualidade de vida às populações, mas como não consegue sozinho é preponderante que os empresários se sintam parte integrante da concretização deste objectivo para uma melhor qualidade de vida das populações. As empresas devem querer uma sociedade justa e harmónica, contribuindo para o apoio à educação, possibilidade de carreira, saúde e qualidade de vida das populações carenciadas para promover a inclusão social.
Assim sendo, podemos verificar que a responsabilidade social está estritamente ligada à ética empresarial.
Ética empresarial pode ser definida como um conjunto de acções éticas que auxiliam gerentes e funcionários a tomar decisões de acordo com os princípios da organização. Quando bem implementados, os valores éticos tendem a especificar a maneira como a empresa administrará os negócios e consolidar relações com fornecedores, clientes e outras entidades envolvidas.
TIPOS DE ACÇÃO SOCIAL
Existem dois tipos de acção social, nomeadamente: assistencialismo e acções de inclusão.
Assistencialismo: é uma acção de ajuda humanitária, muito necessária à sociedade, mas que não incluem os indivíduos na forma de organização, reprodução social e económica. Ou seja, não ajudam as populações a tornarem-se auto-sustentáveis e auto-suficientes.
Exemplo: doar alimentos, vestuário, material escolar, entre outros.
Acções de Inclusão: são acções que auxiliam ou levam directamente à inclusão das pessoas a participarem de alguma forma na organização, reprodução social e económica. Aqui o indivíduo insere-se na sociedade porque existe um trabalho conjunto entre o mesmo e a empresa que implementa projectos no local onde tem a sua empresa, ajudando na autonomia e sustentabilidade destas populações.
Exemplo: construir uma escola profissional para formar as pessaos da localidade, para posteriormente estarem preparadas para serem empregadas pela empresa em questão ou outras empresas.
No nosso país ainda imperam as acções de assistencialismo. Como vimos elas são muito necessárias, mas em pleno século XXI é importantíssimo que comecemos a pensar e colocar em prática acções de inclusão, uma vez que são estas as responsáveis por ajudar as populações a sair da pobreza e serem responsáveis pelos seus destinos.
Não posso deixar de falar da grande relação que existe entre responsabilidade social e sustentabilidade. A Sustentabilidade é a capacidade de se reproduzir de forma a satisfazer as necessidades da sociedade actual, sem comprometer a capacidade de reprodução material que será necessária para satisfazer as necessidades das gerações futuras. Mais propriamente a preservação dos recursos naturais, pois, sem desenvolvimento social não podemos garantir a preservação do meio ambiente, uma vez que a miséria leva a exploração desordenada e irracional dos recursos naturais.
Em suma, uma empresa socialmente responsável deve:
– Gerar lucro e riqueza, mas é importante que movimente a economia da zona em que esta inserida;
– Obedecer às obrigações legais do país; – Precisa ir além do que a lei determina, isto é, no domínio social respeitando o meio ambiente, os clientes, os trabalhadores e as populações da localidade.