Quando falamos sobre o liderança que tipo de líder é que necessita?

Líder visionário, é o que me inspira, mas será que é aquele que preciso sempre? Não.

Ser um líder inspirador, pode levar-me a querer ir mais longe e muitas das vezes até ultrapassar os meus limites, seguir alguém por aquilo que diz, mas mais importante por aquilo que faz, pelas suas causas, pela forma como partilha o seu conhecimento, o seu saber, o seu propósito. E até porque, um líder inspirador, é aquele que nos leva a segui-lo/a sem que seja necessário solicitar que o/a sigam.

Mas também necessito de um líder com foco, com empatia, com capacidade de tomada de decisão, que me oiça, que me dê objectivos e que acima de tudo me permita fazer, aprender com o erro e voltar a criar. Que tenha confiança nas minhas acções e decisões, que me respeite e que não me diferencie por ser Mulher.

Ao longo da minha carreira profissional, descobri que nem sempre tive os líderes que necessitava para determinado momento, mas descobri com todos eles a capacidade de compreender o estilo de liderança que gostaria de aplicar, pois aprendo todos os dias que nem sempre o que queremos é aquilo que necessitamos.  

Os momentos em que nos encontramos na nossa vida, mais disponíveis e com energia total, ou com os desafios normais de responsabilidades familiares acrescidas pela existência de crianças ou familiares ao seu cuidado, por limitações relacionadas com saúde, seja qual for o seu momento de vida, encare como um desafio e aprendizagem e aquilo que necessita é claramente diferente também, impactam na forma como lideramos e do que necessitamos de um líder. Pode ser necessário maior apoio, um líder coach poderá ser o estilo perfeito nesse momento ou apenas um líder orientado para a tarefa, onde o que valoriza são os resultados e os prazos, mas também pode ser necessário ter um líder directivo, um líder inspirador, ou um líder visionário…

Os resultados, estão sempre presentes, afinal se não soubermos para onde caminhar, de que forma podemos saber que estamos no caminho certo? As organizações, solicitam-nos resultados, KPI`s, sucesso, e ter as competências para conseguir concretizar torna-se por isso fundamental. E nestas situações o que se necessita? Colaboração, trabalho em equipa, capacidade em dizer não, gestão do stress e das prioridades. Cumprir objectivos  é importante, mas envolver, motivar as suas pessoas é fundamental.

Por isso, são os vários estilos de liderança que fazem parte de uma liderança de sucesso, mesmo no líder que eu necessito, ele deve ter a consciência de qual o melhor estilo para aplicar, mantendo acima de tudo valores e integridade. Os Líderes procuram sempre tomar as melhores decisões para as suas organizações, pessoas e para si (alguns até se esquecem deste pilar tão importante).

Que tipo de líder precisa para o poder fazer crescer? Se for um líder, a sua liderança é aquela que gostaria que as suas pessoas e a sua organização tivessem? Porque um líder tem de ter consciência da sua liderança e do impacto que causa nos outros. Tenha o cuidado de ouvir o seu coração, a sua razão e se acreditar a sua intuição, a experiência é também uma das melhores ferramentas, mas não se limite por ela, se nunca fez, faça, se nunca experimentou, desafie-se! Ouse ser um líder do qual se orgulhe.

Que líder é que você necessita? Mas mais importante, que tipo de líder é que você é?

Eva Rosa Santos,

Fundadora da CRH- Comunidade de Recursos Humanos e Liderança Feminina em Angola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *