O acidente no local de trabalho é um risco, na qual todos nós estamos propensos a correr, enquanto colaboradores de determinada organização, caso a mesma não tenha medidas de prevenção.

Actualmente verifica-se que muitas são as empresas que ainda não dão credibilidade a este tema. Em Angola, existe o Decreto Executivo n.º 21/98 de 30 de Abril – Regulamento Geral das Comissões de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que visa estabelecer as normas que regem as Comissões de Prevenção de Acidentes de Trabalho nas organizações.

O presente regulamento, conceitualiza as Comissões de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CPAT) como sendo um órgão paritário de aconselhamento instituído em determinadas empresas, integrado por diversas entidades para observar, diagnosticar e relatar as condições de riscos profissionais no ambiente de trabalho, para sugerir medidas preventivas, com vista a reduzir ou eliminar os riscos que ameacem a saúde ou integridade física dos trabalhadores no local de trabalho.

Para uma maior valorização das medidas de prevenção de acidentes no local de trabalho, por parte de todos os colaboradores de uma instituição, é importante que as lideranças estejam envolvidas no processo.

O acidente no local de trabalho, é uma ocorrência, que deriva de alguns factores como:

  1. Falta de utilização de equipamentos de proteção individual
  2. Incumprimento das regras de segurança
  3. Falta de sinalização em locais de risco
  4. Negligência
  5. Exposição à materiais perigosos
  6. Más condições de trabalho
  7. Falta de treinamento para as equipes

É importante também que as empresas, criem Comissões de Prevenção ao Acidente de Trabalho, para que os colaboradores pertencentes a estas comissões, actuem também como disseminadores do processo. Estas pessoas devem estar capacitadas para tal, logo, as empresas devem desenvolver programas formativos de capacitação para estes colaboradores, sob formas a garantir a correcta aplicação das medidas de acidentes no local de trabalho e em caso de acidente de trabalho, consigam dar o suporte correcto aos demais colaboradores.

O que fazer para prevenir acidentes no local de trabalho?

  1. Tenha cuidado com os resíduos hospitalares
  2. Crie a Comissão de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CPAT)
  3. Garanta o uso correcto de Equipamentos de Protecção Individual
  4. Sinalize os locais de risco
  5. Mantenha a organização e limpeza do local de trabalho
  6. Atualize os seus colaboradores
  7. Estimule o trabalho em equipe
  8. Tenha cuidado com a operação de máquinas
  9. Cuide de si e dos seus colegas
  10. Solicite a compra das ferramentas apropriadas para a actividade que você desenvolve
  11. Desenvolva palestras de sensibilização e conscientização para os colaboradores
  12. Verifique se a sua cadeira, computador e/ou mouse, estão em posições adequadas
  13. Não fume em locais proibidos

Portanto, verifica-se que mitigação de riscos é um processo e deve ser implementado aos poucos, para que se desenvolva uma cultura de prevenção a nível das organizações as empresas, pelo que, sugere-se que as empresas adoptem uma postura preventiva, sob formas a mitigar os riscos de possíveis acidentes de trabalho, a partir da adopção de medidas de prevenção e criação de comissões de combate a acidentes de trabalho.

Edvânia Bragança Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *