Como tirar partido dos bons e maus momentos do trabalho e na vida.

Picos e Vales  é a história de um jovem insatisfeito com a vida no vale e que acreditava que no alto dos picos que cortavam o vale a vida seria melhor. Quando era mais novo, tinha sido feliz no vale, brincava nos prados e nadava no rio, o vale até então era a única coisa que conhecia e acreditava que iria passar lá o resto da vida. A vida no vale era muito cómoda, contudo com o passar do tempo, começou a observar que estava cada vez mais infeliz, embora não soubesse porquê?

Um dia, finalmente, teve coragem e contra os conselhos de todos,  decidiu subir um dos picos e ao chegar lá no alto encontra um velho sábio, que dá a ele diversas instruções preciosas.

O velho sábio ao perceber as dúvidas  e medos que assolavam a mente do jovem, decidiu ajudá-lo  a encontrar as suas próprias respostas. Assim começou  então uma relação de amizade, e o jovem passou a  transitar entre os picos e os vales seguindo as instruções do velho sábio.

Nos encontros com o sábio o jovem compartilhava os seus sentimentos, as suas insatisfações e alegrias; enquanto isso o sábio ouvia atentamente e dava conselhos, que ajudavam o jovem a encontrar a suas próprias respostas e a tirar partido dos bons e maus momentos..

“O motivo mais comum pelo qual você fica pouco tempo num pico é a arrogância, que se disfarça de segurança. O motivo mais comum pelo qual você fica muito tempo num vale é o medo, disfarçado de conforto.”

Os picos e vales são apenas os bons e maus períodos que nos acontecem. Esses bons e maus momentos podem durar minutos, ou mais tempo. Também são como nós nos  sentimos por dentro e como reagimos aos eventos exteriores.

“Se você pode mudar a situação, óptimo. Caso contrário, pode tomar a decisão de mudar o que sente a respeito para que a situação seja revertida em seu benefício”

Tudo o que o jovem aprendeu com o sábio ele colocou em prática e ao longo do tempo sua vida foi sendo transformada.

Picos e vales fazem parte do nosso viver, e algumas vezes alteramos entre um e outro no mesmo dia. O maior diferencial das pessoas com  alta performance está no tempo em que se fica no vale.

Podemos ter menos períodos maus se apreciarmos e gerirmos bem os bons períodos”

Picos e vales é uma poderosa história de Spencer Johnson, o mais lido e conhecido autor de parábolas de todo mundo. Ao ler este livro, vai descobrir que os altos e baixos desta vida estão estreitamente ligados, e que todas as nossas acções quando estamos no vale influenciam o modo como chegamos ao cume.

Por: Bruno Sousa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *