Pequeno manual de instruções para o mundo Coorporativo: 20 dicas que podem garantir a sua sobrevivência na empresa.

Anabela Marcos, 3 de Março 2020

  1. Avalie as suas actividades diárias. Não se preocupe em gerir o tempo, preocupe-se em gerir as tarefas. Faça uma revisão na agenda e reveja o que pode ser eliminado ou delegado, e dê foco maior às tarefas de alto impacto.
  2. Concentre-se em evitar os incêndios ao invés de focar em apagar incêndios. Como? Adopte um olhar estratégico, antecipe problemas, minimize os riscos.
  3. Construa uma rede de relações interna e externamente. Entende-se que boas relações não são movimentos “lambe botas” ou “bajulador”. Crie alianças positivas e sinceras onde possa produzir troca de informações e experiências.
  4. Defenda a sua opinião, mas não precisa remar contra a maré. O navio deve rumar em direcção aos objectivos da empresa. Caso não concorde com o rumo, talvez o melhor a fazer é pular do barco.
  5. Desenvolvimento ocorre na prática. Mais do que fazer dezenas de formações por ano, invista no aprendizado na prática. Aprenda com os mais experientes, aceite desafios, seja curioso. Pense nisso antes de reclamar todos os dias que a empresa não investe no seu desenvolvimento.
  6. Esteja pronto para ouvir não, e não leve tudo para o lado pessoal. Nem sempre é um bom momento para pedir promoção, aumento, um patrocínio para uma formação, ou para aprovar um novo projecto, principalmente quando envolve custos. Uma forma de escolher a hora certa é estar antenado com os resultados dos negócios. Em tempos de resultados negativos mantenha as expectativas baixas.
  7. Evite desperdício de energia com fofocas e conversas de corredor. Além de ser perda de tempo, mancha a credibilidade e faz com que perca a confiança diante dos colegas e da liderança da empresa.
  8. Faça auto avaliação e peça feedback constante sobre como anda o seu desempenho, e aceite as críticas como uma possibilidade de buscar melhorias. Entenda que não se pode atingir a perfeição, mas há sempre formas de reparar os pontos fracos quando tiver consciência deles.
  9. Faça uma coisa de cada vez. Querer fazer tudo ao mesmo tempo costuma resultar em nada bem feito. Aprenda a definir prioridades.
  10. Ficou com dúvida? Esclareça. Não hesite em perguntar se isso significar evitar conflitos ou mal-entendidos. Quando receber instruções para realização de um projecto ou tarefa, tenha certeza de que irá executar de acordo com as expectativas.
  11. Fuja de discussões improdutivas. É difícil resistir à tentação e não entrar em briguinhas que não nos levam a nada, só pelo prazer de ter razão. Avalie se vale a pena perder energia com discussões que não estão alinhadas com os objectivos, e só servem para desviar o foco da busca por soluções.
  12. Mantenha a ética: Não vale puxar o tapete do outro, combinado? Cada um no seu quadrado! Ninguém precisa prejudicar o outro para alcançar sucesso. Há espaço para todos. Cultive o espírito de cooperação.
  13. Mantenha o foco na solução, não no problema. Pense em alternativas. Identificado um problema? De imediato o que se precisa é encontrar forma de resolvê-lo, e não buscar os porquês e culpados.
  14. Não prometa o que não pode cumprir. Aprenda a dizer não quando souber de antemão que não será capaz de executar certa tarefa. Se estiver ocupado demais proponha um novo prazo. Se não souber fazer, seja honesto e peça ajuda.
  15. Não reaja a provocações e perseguições. Ficou chateado com uma situação, um e-mail? Respire, tome um chá e dê uma voltinha antes de reagir. Espere sempre a poeira baixar.
  16. Não tenha medo de tomar decisões, mas analise opções e jamais deixe de considerar as inquietações. E tenha sempre na manga o plano B (just in case!).
  17. Saiba o que a empresa espera de você. Além da descrição de funções, é importante ter claro quais são as expectativas em relação ao comportamento e a contribuição que a empresa espera de você para alcance dos objectivos de curto, médio e longo prazo.
  18. Seja comprometido. Entregue-se, vista a camisa, demonstre interesse pelo negócio. Se a única preocupação durante o dia é a hora da saída, talvez seja bom descobrir onde ficou perdida a tua motivação para o trabalho.
  19. Sim, você irá cometer erros. Não tenha medo. Mas quando isso acontecer assuma, seja transparente, supere e aprenda a lição.
  20. Torne-se indispensável. Se a empresa o contratou, e principalmente, se investe na melhoria das suas competências, o mínimo que ela espera são resultados positivos. É tão simples quanto isso.

More Recipes
Convite realização de artigos para a CRH