Temos a certeza que, rápida e facilmente, responderam: “ora porque tudo é cultura!” É isso mesmo.

E, porque na realidade, onde há um ser humano há cultura, numa Comunidade de Recursos Humanos (CRH) falar-se em Cultura e Culturas, faz e, queremos que faça ainda mais, todo o sentido.

Pretendemos que o desafio desta secção seja o de, numa primeira instância, demonstrar que tipos e quais relações se podem estabelecer e/ou percepcionar, por mais improváveis que possam à priori parecer, entre as mais diversas e múltiplas formas da Cultura e todos os processos de RH por um lado e, por outro, como é que a(s) Cultura(s) se apresenta(m) aos profissionais de Recursos Humanos, aos Gestores das Pessoas de e em Angola, em primeiro lugar, e não menos relevante, à Cultura dos países onde os diversos membros da CRH se encontrarem (referimo-nos, por exemplo, a Moçambique, Cabo Verde, Portugal, Timor Leste…).

Todavia, e porque a “Cultura” é um termo global e aglutinador, que deve ser, no entanto, muito bem “glocalizado” aos seus mais variáveis contextos socioculturais e económicos, não queremos descurar nenhum local desta nossa Angola, do seu continente e do mundo. Ou seja, a primazia da presente secção é a CULTURA DE ANGOLA nas suas multifacetadas formas e ao que a estas associado está.

“Cultura” pretende ser, igualmente, uma secção onde poderá encontrar indicações/informações sobre eventos a ocorrer, a vir a acontecer ou/e uma reflexão sobre acontecimentos culturais passados, mas dignos de serem esmiuçados. E quiçá, uma vez ou outra, alguns apontamentos de “conversas” com Pessoas da Cultura nacional e não só!

Levantando o véu e esperemos que aguçando o apetite para aceder à secção e à sua leitura, análise e crítica, ficam umas dicas sobre o que poderá encontrar e tecer inferências sobre as (im)prováveis relações “RH-Culturalísticas” e os mais díspares tipos de Arte:

  • Literatura(s);
  • Teatro(s) e (n) as empresas;
  • Exposições – Pintura, Escultura, Fotografia, Artesanato…
  • Música(s)
  • Dança(s)
  • Cinema
  • Multimédia & Digital
  • E mais…

… Afinal Arte é Cultura, Cultura é criada por Pessoas e RH são PESSOAS.

2 thoughts on “O porquê e para quê uma secção “Cultura” (II)”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *