Procrastinar = Deixar as coisas para depois de propósito.

Quem nunca procrastinou que atire a primeira pedra. Um procrastinador típico, passa tempo demais tirando uma soneca, vendo TV, jogando videogame ou verificando as diversas contas nas redes sociais. Depois, surge a culpa e a frustração. E o ciclo repete-se, acabando por não fazer nada.

Existe uma diferença entre procrastinação e preguiça. O preguiçoso simplesmente não faz nada e sente-se bem assim, já o procrastinador tem o desejo genuíno de fazer algo, mas não consegue forçar-se a começar. Ele realmente quer cumprir as suas obrigações, mas não sabe como. Procrastinar não é relaxar. Relaxar, recarrega energias, procrastinar deixa a pessoa esgotada e quanto menos energia a pessoa tiver, menor serão as suas hipóteses de realizar a tarefa com sucesso.

Algumas pessoas gostam de deixar as coisas para última da hora, justificando assim que trabalham melhor sob pressão, mas a verdade é o oposto. Deixar as coisas para última hora é criar um terreno fértil para o estresse, o sentimento de culpa e ineficácia. Como diz o velho adágio” Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”.

Atualmente vivemos na era da paralisia decisória, incentivando desta forma a procrastinação. Aprender a superá-la é, portanto, umas das maiores habilidades que podemos desenvolver hoje. Graças à internet todo conhecimento está disponível a poucos cliques de distância. Mais oportunidades implicam mais escolhas e trazem consigo um problema inesperado; quanto mais opções existem, mais difícil é para o ser humano tomar uma decisão. Entrando em acção a paralisia decisória. Examinar cada opção disponível consome tanta energia que pode fazer com que a pessoa se torne incapaz de tomar uma decisão, adiando a tomada de decisões adia também as acções e a pessoa acaba procrastinando.

Quando a paralisia decisória aumenta, aumenta também a procrastinação.

Com este livro vai aprender:

  • Por que procrastinamos: a explicação científica para esse hábito tão comum.
  • O que é a paralisia decisória e por que ela tem um efeito tão negativo sobre nós.
  • Como funciona a motivação humana e como obter resultados a longo prazo.
  • Como encontrar sua visão pessoal e explorar seus pontos fortes para fazer coisas significativas.
  • Como opera o sistema de autocontrole do cérebro e como aumentar sua força de vontade.
  • Como melhorar sua produtividade.
  • Como aprender bons hábitos e desaprender os ruins.
  • Como organizar tarefas e gerenciar seu tempo para conseguir realizar mais sem se cansar.
  • Como lidar melhor com os fracassos e superar o medo da mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *