Feliz Março Mulher a todas as Mulheres!
Feliz Março Mulher a todos os Homens que são nossos companheiros, amigos e defensores da Igualdade e Equidade de Género!
Penso sempre na métrica existente para alcançarmos a Igualdade de Género definida pela ONU, no seu 5ºODS – Objectivo de Desenvolvimento Sustentável até 2030, como um objectivo verdadeiro (pese embora ainda irrealista), pois no caso da igualdade de género em funções de liderança, só daqui a cerca de 140 anos alcançaremos essa meta!
Tanto tempo infelizmente, por isso, é urgente e necessário que se adoptem medidas eficazes para se conseguir reduzir este fosso.
A primeira medida, pensarmos verdadeiramente em competências, quando falamos e abordamos o tema Liderança. Definir, capacitar e desenvolver as nossas Pessoas para que demonstrem e tenham essas competências.
Segundo, ousar, desafiar, promover, formar e capacitar as Pessoas, não basta identificar as competências de liderança, é necessário também ter a coragem para colocar mais Mulheres nessas funções.
Terceiro, enquanto gestores de pessoas, ter processos e procedimentos que estejam em alinhamento com este tema, no recrutamento, na gestão de carreira, na remuneração, naquilo que é o ADN da sua empresa.
O que está a fazer a sua organização nas diferentes áreas de Capital Humano para reduzir essa diferença?
É importante e necessário que nós Mulheres também queiramos assumir essa responsabilidade e que criemos as redes de suporte, para quando a balança não estiver em harmonia, possamos ter quem nos apoie, porque haverá momentos em que o trabalho estará em primeiro lugar, a responsabilidade e o “peso” da função, prepara-te para que depois não usem isso contra ti.
Vamos, pois, neste mês dedicados a nós Mulheres, promover também estes temas dentro da nossa organização, para que não seja, apenas mais um dia… mas para que exista continuidade nos restantes 11 meses, onde continuamos a ser Mulheres que merecem e devem ter uma atenção especial, para que um dia não seja necessário dar este enfase tão grande às desigualdades.
É nisso que eu acredito, que todos devemos e podemos contribuir para a igualde do género, por isso, que fazes tu hoje? Na tua organização, na tua família, na tua comunidade?
Eva Rosa Santos,
Fundadora da Comunidade de Recursos Humanos e Liderança Feminina em Angola