Todos os seres humanos saudáveis, têm uma corrente interior de pensamentos e sensações que inclui criticismo, dúvida e medo. Isto é apenas resultado das nossas mentes a fazerem o trabalho para que foram concebidas: procurar antecipar e solucionar problemas e evitar potenciais obstáculos.

Muitas pessoas recorrem a cursos e livros de autoajuda com vista a lidarem com as suas emoções, mas muitos destes programas abordam a autoajuda de um modo completamente errado.

Susan David, Psicóloga, Coach e consultora, defende que o negativismo é normal, e estamos programados para nos sentirmos pessimistas de vez em quando e que faz parte da condição humana. Tentar corrigir estes pensamentos e sentimentos perturbadores, leva-nos a reflectir obsessiva e improdutivamente sobre eles, tentar abafá-los ou transformá-los por meio de afirmações positivas é uma maneira quase certa de nos sentirmos piores.

Em Novembro de 2013, Susan David escreveu um artigo para a conceituada revista Harvard Business Review, em que afirmava que quase todos os seus clientes (inclusive ela própria), tendem a fixar-se em padrões de pensamentos negativos e rígidos e apresentou um modelo no qual podemos usar para desenvolver uma maior Agilidade Emocional.O artigo foi tão bem recebido pelos leitores que inclusive foi considerado pela HBR como “MANAGEMENT IDEA OF THE YEAR“.

A Agilidade Emocional é um processo que nos permite estar no momento presente, mudar ou manter os nossos comportamentos para viver de um modo que esteja de acordo com os nossos valores e intenções. O processo não passa por ignorar pensamentos e emoções difíceis, mas sim, por contemplar esses pensamentos e emoções de uma forma desprendida, encarando-os corajosamente e com compaixão, para depois ultrapassá-los.

Existem 4 movimentos importantes para se ganhar Agilidade Emocional:

1- Encarar: reconhecer que os pensamentos e emoções fazem parte de quem somos, e podemos aprender a trabalhar com eles e seguir em frente.
2- Criar distância: significa identificar os sentimentos difíceis e descobrir formas apropriadas da reagir.
3- Agir de acordo com o nosso Porquê: reconhecer e agir de acordo com os nossos valores mais profundos, pois eles são a bússola que nos faz avançar na direcção certa.
4- Seguir Caminho: conservar o gosto pelo desafio e pelo crescimento ao longo da vida.

É impossível impedir pensamentos e emoções difíceis, mas se aprender a desenvolver a Agilidade Emocional irá ligar-se de uma forma positiva às suas emoções e florescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *