#Livro 6 – FOCO

Bruno Sousa, 21 de Julho de 2020

Quando um pioneiro em qualquer campo retorna com uma nova liderança de pensamento, escrita ou falada, os olhos e ouvidos do mundo dos negócios instintivamente se voltam para ver e ouvir, e Daniel Goleman psicólogo, ex-jornalista científico do New YorK times, autor do bestseller internacional Inteligência Emocional, apresenta-nos no seu trabalho FOCO  “ O motor oculto da excelência” o papel fundamental da atenção para o  sucesso.

Como prestar atenção e por que isso importa

O foco  é como  um músculo. Se  o usarmos deficientemente poderá definhar, mas se o usarmos bem ele  cresce e se desenvolve. Com uma prática inteligente podemos refinar o músculo da nossa atenção, ou mesmo reabilitar cérebros famintos de foco. O modo como distribuímos a nossa atenção determina o que vemos, ou como diz o Mestre Yoda “ o vosso foco é a vossa realidade.”

Existem dois tipos  principais de distrações: As distrações sensoriais e as emocionais.

As distrações Sensoriais são factores externos que ao longo do tempo o nosso tempo aprende a desligar desse tipo de distração.Por exemplo as cores, sabores, cheiros e barulhos de fundo enquanto lê esse artigo.Já as distrações emocionais ocorrem por exemplo quando ouvimos o nosso nome, temos um problema profissional ou terminamos um relacionamento, aqueles que melhor se focam são relativamente imunes à turbulência emocional e mais capazes de se manter inabaláveis nas crises e mantém a sua vida nos trilhos durantes estes períodos desafiantes.

Podemos treinar a nossa atenção das seguintes formas:

  • Determine alguns desafios,usando a técnica pomodoro que  consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos.[1]

Medite. Nós não temos o costume dessa prática, mas diversos estudos demonstram que meditar faz o nosso cérebro literalmente crescer, ajuda a melhorar o foco, diminui os níveis de  ansiedade e ajuda a combater a depressão.

O foco passa por assuntos como autoconsciência, leitura de outras pessoas e práticas inteligentes de maneiras que oferecem visões novas e instigantes. Assim como na Inteligência Emocional, Goleman encontrou uma maneira de transformar a complexidade do comportamento humano em uma leitura envolvente, com sugestões práticas. O foco ajudará a manter qualquer barbeador executivo afiado. Se quiser ser, produtivo,  ter melhores relacionamentos pessoais e profissionais  terá de treinar o seu foco e não vejo melhor forma do que começando  por este livro.

More Recipes
BREVES REFLEXÕES SOBRE COMPLIANCE LABORAL: Parte II – Constituição e Cessação da Relação Laboral