Se o tempo é a moeda do desempenho, então porque razão alguns conseguem mais dinheiro ao trocar as suas fichas do que os outros? Se todas as pessoas têm o mesmo número de horas num dia, porque é que algumas parecem fazer muito mais do que os outros? A resposta é que eles chegam ao coração das coisas com a sua abordagem. Eles vão ao essencial.
A responsabilização pelos resultados é aquilo que nos faz mudar e procurar novas soluções e que por vezes basta derrubar uma peça pequena para dar início a uma sequência de acontecimentos que nos levam a resultados gigantes.
O dia só tem 24 horas e a nossa energia é limitada, pelo que se queremos atingir algo com significado devemos aprender a priorizar. Ir ao essencial é ignorar todas as coisas que pode fazer e fazer o que deve fazer. É reconhecer que todas as coisas não têm a mesma importância e encontrar aquelas que mais importam.
Algumas das ideias que pode extrair do livro são:
- Não é possível fazer muita coisa bem ao mesmo tempo, tem de se priorizar.
- Um dos grandes segredos da produtividade é agendar tempo no calendário para três tipos de tarefas: importantes, planeamento e descanso.
- O livro gira à volta da seguinte questão: Qual é a única coisa que poderei fazer que torne tudo o restante mais fácil ou desnecessário?
A Única Coisa de Gary Keller e Jay Papasan é um livro de produtividade baseado na premissa de que se queremos ser mais produtivos, ter maiores rendimentos, ter maior satisfação e ter mais tempo, então precisamos de nos concentrar em fazer pouco de cada vez, em vez de espalhar as nossas energias por várias tarefas ao mesmo tempo.