Podemos achar que a maioria das decisões que tomamos durante o dia resulta de pensamentos bem ponderados, mas na verdade não é isso que acontece, resultam de hábitos. Um hábito é a capacidade do nosso cérebro funcionar  em modo  automático, realizar tarefas complexas sem qualquer pensamento consciente. Actividades como escovar os dentes, tomar banho, olhar as mensagens do celular ao acordar e ir para o trabalho, são hábitos que passam despercebidos e feitos de forma automática.

Nos últimos 20 anos neurologistas, psicólogos, sociólogos e profissionais do marketing estudaram e compreenderam como eles funcionam, e de que forma eles moldam cada aspecto da nossa vida, seja pessoal ou profissional. E o mais importante: ensinam-nos como os hábitos podem ser transformados.

Um Hábito é um processo neurológico de três etapas. Tudo começa com a Deixa, que é o estímulo que faz o cérebro entrar em piloto automático, e indica o hábito que deve sempre ser usado (escovar os dentes, por exemplo) o que leva a seguir a Rotina, que é a forma como executamos a Deixa, de forma física, mental ou emocional e finalmente  uma  Recompensa, que ajuda o cérebro a aprender a desejar o comportamento. É uma fórmula básica que podemos usar para criar ou mudar os nossos próprios hábitos.

O Livro “A Força do Hábito” está dividido em três partes. A primeira trata de como os hábitos emergem nos indivíduos, a segunda parte examina os hábitos de empresas e organizações de sucesso e a terceira parte examina os Hábitos das sociedades.

Charles Duhigg, jornalista investigativo do New York Times, apresenta-nos neste livro como funciona o cérebro humano e como ele está susceptível a qualquer coisa. Porém, além da explicação científica por trás da formação de hábitos, é uma leitura com parte prática, pois mostra o processo para mudar um hábito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *