Por que motivo é tão difícil mudar um hábito ou porque será tão fácil repetir maus hábitos é tão difícil adquirir bons hábitos?
Hábitos como fazer exercícios, meditar, ler mais livros são razoáveis durante um ou dois dias e depois tornam-se uma chatice.
Um hábito é uma rotina ou comportamento praticado regularmente e, em muitos casos, automaticamente.
Alterar os nossos hábitos é um desafio por duas razões:
1- Tentamos mudar a coisa errada;
2- Tentamos mudar os hábitos da maneira errada.
Segundo James Clear, a mudança de um hábito pode ocorrer em três níveis.
O primeiro nível tem a ver com os resultados desejados, a maior parte das metas que fixamos tem a ver com este nível. O segundo nível tem a ver com o processo, a [ maior parte dos hábitos que criamos estão associados a este nível. O terceiro nível é mais profundo, tem a ver com a mudança da nossa identidade, este nível é sobre a mudança daquilo em que se acredita, a visão do mundo, a imagem que temos de nós, os juízos que fazemos sobre nós e os outros.
Os resultados têm a ver com o que conseguimos. Os processos com aquilo que fazemos. A identidade com aquilo que acreditamos.
Muitas pessoas começam o processo de mudança de hábitos focando-se naquilo que querem alcançar e isto conduz a hábitos assentes no resultado. A alternativa é criar hábitos assentes na identidade, com esta abordagem o nosso foco começa por outro aspecto: Em que desejamos tornarmo-nos .
Para que a mudança desejada seja eficaz deve acontecer de dentro para fora e não de fora para dentro.
Por exemplo,com bastante frequência as pessoas perguntam-me com certa curiosidade como consigo ler tantos livros em um ano? Bem, a verdade é que tive de deixar de focar na quantidade de livros e tornar-me um leitor.
A mudança de comportamento autêntica é a mudança de identidade, porque com motivação podemos ganhar um hábito, mas só o manteremos se ele passar a fazer parte da nossa identidade.
Podemos mudar a nossa identidade em 2 passos:
- Decidindo que tipo de pessoa quero ser.
- Prove isso mesmo com pequenas mudanças.
O conceito que o James traz sobre hábitos é, acima de tudo, uma questão de viver uma vida coerente com os nossos valores, com quem nós somos. E, segundo ele, o que faz essa vida existir é a construção de bons hábitos que nos levarão até esse estado.