Como proteger o rendimento presente e futuro em tempos de incerteza?

Márcia Coelho, 26 de Maio de 2020

Este é um ano sem igual, com uma recessão económica e aumento do desemprego anunciados. A incerteza paira no ar e a ansiedade em relação ao presente e ao futuro já vai dando sinais! Muitas famílias estão com uma perda nos seus rendimentos e outras estão na iminência de tal.

Como manter de alguma forma o precioso salário protegido? Bem, a solução passa por focar-se no que consegue controlar, garantir que tem as condições para que a sua remuneração não seja impactada e caso o seja, consiga suportar a sua nova realidade.

Coloque em prática as sugestões abaixo para proteger os seus rendimentos:

  1. Adapte-se: Capacidade de adaptação é uma das competências mais valorizadas no momento. O Covid 19 tem sido um acelerador da transformação digital, tem cumprido com os seus objectivos, mesmo em teletrabalho? Esforce-se para que consiga acompanhar esta tendência.
  • Comprometa-se: Vista a camisola da sua empresa, a sua performance é valiosa! Em períodos de crise é essencial demonstrar o seu comprometimento, com soluções para que a sua empresa sobreviva e prospere. As instituições esforçam-se para manter os quadros mais comprometidos.
  • Constitua uma reserva de emergência: Que deve representar entre 3 a 6 meses das suas despesas fixas e é a poupança mais importante de uma família serve como apoio ao rendimento em momentos de incerteza.
  • Reduza os seus gastos: O momento é de contenção e a quarentena permite fazer poupanças automáticas, não gasta em combustível, não almoça fora, as viagens estão canceladas, entre outras. Não compense esta folga com novas despesas, avalie aonde pode reduzir os gastos para continuar a criar reservas.
  • Invista em si: Você é o seu principal activo e deve estar constantemente em melhoria, faça cursos online, estude uma língua, aumente as suas competências. Assim estará sempre apto para o mercado de trabalho ou freelance.
More Recipes
O Capital Humano no Centro da Transformação Digital