Como já deve ser do conhecimento do público seguidor da CRH, somos uma comunidade que engloba seguidores de vários sectores da nossa economia, de outras geografias e que com a vontade de alguns apaixonados pela gestão de pessoas, decidimos partilhar experiências sobre várias matérias relacionadas com a gestão de recursos humanos. Neste âmbito, enquadramos a área da Responsabilidade Social (RS)

Existem três áreas de grande importância que a Comunidade de Recursos Humanos pretende realizar a ponte, aproveitando e explorando o conhecimento e as melhores práticas desenvolvidas pelas empresas em Angola e além-fronteiras no que se refere ao tema de RS. São elas:

  • Responsabilidade Social Corporativa (RSC)
  • Responsabilidade Social Empresarial (RSE)
  • Responsabilidade Social e   Ambiental (RSA)

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

É o conjunto de acções que podem beneficiar a nossa sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, actividades locais e governo.

A Comunidade de Recursos Humanos estará atenta às organizações que criam e desenvolvem programas sociais, que geram benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários e da própria população.

Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

Responsabilidade Social Empresarial está intimamente ligada a uma gestão ética e transparente que a organização deve ter com suas partes interessadas, para minimizar os seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Algumas empresas em Angola hoje em dia têm cada vez mais uma consciência social, o que é traduzido pela responsabilidade social já demonstrada.

Responsabilidade Social e Ambiental (RSA)

Aqui há uma relação directa com a preservação do meio ambiente. As empresas são conhecidas pela responsabilidade na criação de políticas responsáveis na área ambiental, tendo como um dos seus principais objectivos a sua sustentabilidade.

Responsabilidade social muitas vezes é confundido com filantropia, doações ou simples assistência social. A nossa comunidade baseia-se na lógica do “é melhor ensinar a pescar, do que dar o peixe”, entendemos responsabilidade social como um processo contínuo e de melhoria da empresa na sua relação com os seus funcionários, comunidades e parceiros. Acreditamos que o caminho é o desenvolvimento sustentável e crescimento responsável.

A CRH incentiva e aplaude todos os projectos que venham criar impacto positivo em todos os trabalhadores, comunidades, parceiros, que provoquem desenvolvimento desde que a preservação ambiental seja assegurada.

Temos acompanhado vários projectos de algumas empresas, algumas organizações, bem como os seus respectivos programas e gostaríamos de destacar:

  1. Angola Rescue, associação não lucrativa. O projecto de maior notoriedade é o MUSA, com actuação na área de nutrição dentro do hospital pediátrico David Bernardino, na Maternidade Lucrécia Paim, e colabora com o Ministério da Saúde de Angola em campanhas de vacinação nos lares de acolhimento.
  2. Associação Angola Rescue também tem uma outra iniciativa chamada SALA de OFÍCIOS, no Hospital Pediátrico David Bernardino. Esta organização criou uma forma de ocupar o tempo das mães que ficam longos períodos de permanência com as suas crianças internadas, com trabalhos manuais, costura, crochê, bordados, artesanato, etc. Contam com a ajuda de todos na doação de materiais, tempo e experiência nessas áreas. É uma forma de passar o tempo, troca de experiências e acima de tudo um aprendizado que poderá ter continuidade nas suas comunidades depois que as suas crianças tiverem alta.
  3. Big Muxima é uma organização que nasce com o objectivo de desenvolver soluções de médio – longo prazo para as crianças/jovens dos orfanatos e centros de acolhimento. Com o foco virado para a Educação, Saúde preventiva, meio ambiente e formação profissional. Big Muxima quer uma sociedade mais desenvolvida, mais próspera e vai usar todo o potencial e energia da juventude para a formação de um novo cidadão.

Acompanhe-nos, junte-se a nós, caminhe connosco e faça acontecer, não fique em cima do muro!

2 thoughts on “A responsabilidade social dentro da Comunidade de Recursos Humanos – CRH”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *