A relação intrínseca que se estabelece na maioria das empresas entre a gestão dos Recursos Humanos e a Formação Profissional devia ser tratada como uma aliança capaz de transformar e fazer renascer a esperança, para muitos dos colaboradores descrentes, desmotivados e sem esperança que isso possa acontecer.

Em muitas empresas existem:


• Manuais, mas só porque um Decreto assim o exige;
• Políticas, mas apenas porque a Administração/Direcção mandou fazer;
• Planos de Formação, mas grande parte fica no papel;
• Avaliações de Desempenho, que saltam etapas e etapas;
• ROI’s que muitos desconhecem;


Seria uma verdadeira revolução que em 2019, pudéssemos:


• Organizar Seminários para divulgar os Manuais que existem nas empresas e para que estes saltem da estante ou das pastas virtuais para a prática, para o conhecimento dos colaboradores;
• Que em cada curso planeado e promovido, os primeiros cinco minutos fossem de divulgação das Políticas, Missão, Valores, Cultura Organizacional que queremos partilhados e vividos no dia a dia ao longo de 2019;
• Que os responsáveis de formação se transformassem em formigas trabalhadoras e resilientes, visitando departamento a departamento, ajustando e aperfeiçoando o plano formativo às reais necessidades da empresa;
• Que as Avaliações de Desempenho cumprissem as etapas e os prazos e pudessem promover, consciencializar e nunca desmotivar, desacreditar um processo tão importante a nível dos objectivos organizacionais e da gestão de pessoas e para que isso aconteça é necessário divulgar, informar, formar e dar feed-back;
• Que o ROI fosse posto em prática, para que definitivamente se passasse a considerar a formação como um investimento e não apenas um simples custo.
Aqui pequenos mas significativos passos de como a gestão da formação profissional pode trazer beneficios para a gestão das pessoas e das organizações, envolvendo os trabalhadores, com pequenos investimentos, cujo retorno pode ser GRANDE.

6 thoughts on “A formação profissional e a sua relação com os recursos humanos”

  1. Óptima visão! com certeza, é a mais-valia que as empresas e organizações afins têm e que deviam promover ainda mais com muita responsabilidade e rigor para potenciar o seu capital humano considerando o facto de que,a satisfação do mesmo e a sua valorização continua só é possível, estando este altura de responder e infrentar os desafios do presente e do futuro com o saber-saber e o saber-fazer.

  2. Seria ainda melhor,se os administradores no mínimo tivessem também interesse nestas informações que têm sido publicadas…

    1. Obrigado Agostinho, com o vosso apoio esperamos poder partilhar estas informações até mesmo as chefias de topo com as partilhas de este site CRH!

  3. Parabéns Cristina.Excelente artigo.
    Se todos os profissionais de RH pusessem em prática estas pequenas sugestões que a Cristina escreveu, as empresas tornar-se-iam, com certeza, melhores locais para trabalharmos e “convivermos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *