A força da cultura organizacional para um bom ambiente de trabalho

Cada empresa tem uma cultura e isso impacta diretamente sua capacidade de atrair e reter o talento certo, promover o engajamento eficaz dos integrantes, aumentar seu bem-estar e melhorar o desempenho dos negócios. Uma coisa é certa, cultura não se copia, empresas podem até tentarem, mas é um processo único.

A cultura influencia todas as áreas de sua empresa, desde sua estrutura, sistemas sociais, políticas e procedimentos até as crenças, princípios e comportamentos de seu pessoal.

Neste período foi claro como a importância de uma cultura forte e bem definida pode ajudar a empresa a passar por dificuldades sem impactar sua relação com os integrantes e atuação interna e externa.

Outras acabam impactando na relação, no custo no processo e no papel que a empresa vinha atuando.

Mas como identificar a cultura no seu local de trabalho, quando a mudança é necessária, como ser envolvido nesse processo.

Muitas empresas lutam para definir sua cultura. Isso porque a cultura não parece tangível, no entanto, você certamente pode sentir quando está funcionando e quando não está. Por exemplo, empresas com uma cultura fraca costumam ter um alta rotatividade de integrantes, aumento do absenteísmo, falta de confiança na liderança, má reputação, clima ruim etc.

Empresas com cultura positiva, possuem além de um ambiente de trabalho atrativo satisfatório, identificam confiança na relação líder e liderado, turnover baixo e um desejo de continuar e crescer cada vez mais na empresa, fortalecendo o senso de pertencimento.

Para identificar a cultura de seu local de trabalho, você precisa reservar um tempo para entender o que é sua cultura, tanto na atuação pessoal como no negócio.

No âmbito pessoal, relacionados a histórias e narrativas, crenças, valores, comportamentos aprendidos durante a vida, comunicação. Basicamente aquilo que você aprendeu, aquilo que você acredita, entende como certo e como você se porta na sociedade.

No âmbito empresarial, uma cultura se desenvolve por conta própria, conforme a empresa cresce. No início, os valores refletem as qualidades essenciais dos fundadores e os desejos para o futuro da empresa. Mas, à medida que novos profissionais se juntam e novas parcerias são formadas, isso influencia a cultura e começa a evoluir.

Uma cultura desenvolvida sem verificação pode resultar em outra que não é útil para impulsionar o sucesso do negócio.

Muitas pessoas estão frustradas com a forma que suas empresas atuam e isso traz grandes prejuízos, muitos querem sair, mas acabam ficando devido a necessidade financeira, falta de oportunidades no mercado, a famosa pirâmide de Maslow, você pode ver mais a fundo em um artigo meu chamado “Fico porque quero ou porque preciso”.

Saber se o lugar que você trabalha ou irá trabalhar é um bom lugar para analisar a cultura é olhando para os valores desta organização, buscar opinião de profissionais que trabalha ou que já trabalharam lá, sua atuação, no mercado, seu papel na sociedade. Identificar se seus valores estão em linha com a empresa já é um começo para não se frustrar na largada.

Mas o que muitos não entendem que a cultura é feita pelas pessoas, reclamar ou criticar não irá resolver, nem melhorar esse processo. Cada integrante tem um papel fundamental na manutenção de uma cultura forte, na comunicação entre funcionários, no papel do líder, na maneira que ele se relaciona com suas equipes e como ele transmite a comunicação sem ruídos, na participação de ações de voluntariado, como na celebração de cada conquista.

Se você acredita que sua cultura está funcionando, considere quais partes precisam ser sustentadas e como você pode promovê-las ainda mais. Por outro lado, se a cultura de sua empresa não está apoiando a visão para o negócio ou a motivação dos integrantes, pode ser hora de ajudar a mudar isso, planejar, participar das ações e ser um dos agentes transformador desta mudança.

Lenilton Jordão

HR Executive | Labor Relations | Coach | Mentor | Process Improvement | Sustainability | Facilities DP World

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *