Muitas organizações do nosso país e do mundo foram forçadas a colocar grande parte da sua força de trabalho em regime de teletrabalho, independentemente de terem tido a oportunidade de antes analisarem a possibilidade de adoptar esta metodologia de trabalho ou de estarem verdadeiramente preparadas.
No entanto, a implementação e a gestão do teletrabalho exigem a adopção de uma série de acções estratégicas e investimentos de cariz tecnológico, para que se consiga colher, em alguns casos, resultados equiparados àqueles obtidos no trabalho presencial.
A implementação do teletrabalho apresenta, pois, uma série de desafios para as organizações. E isto não só em termos tecnológicos, como também do ponto de vista da gestão das equipas.
Por exemplo, durante o teletrabalho é extremamente complicado fazer-se a gestão das equipas, nomeadamente no âmbito do controlo do cumprimento do horário laboral. Há líderes que chegam a realizar chamadas telefónicas constantes, e até mesmo a tentar perceber se o liderado está ou não ausente do seu computador, durante a jornada laboral, com chamadas frequentes através de plataformas como o Skype ou o Teams.
Essa actuação não é, obviamente, eficiente ou produtiva, e os gestores devem estar conscientes de que a gestão das equipas em teletrabalho deve ser feita com base numa liderança com empatia[ , maior autonomia por parte da equipa e definição de objectivos claros (critérios SMART).
Mas o que é que cada um de nós pode fazer para facilitar a gestão da liderança e cumprir com o dever de prestar um trabalho à nossa instituição que seja marcado pela dedicação e o zelo, e que produza melhores resultados?
Bom, existem iniciativas e comportamentos que podem ser adoptados para nos tornarmos mais produtivos quando nos encontramos a prestar serviço em regime de teletrabalho.
Abaixo, partilho 7 (sete) dicas que podem ajudar a aumentar os índices de produtividade em regime de teletrabalho:
- Horário de trabalho: Mantenha o seu horário de despertar e ir trabalhar, como se estivesse a ir para o trabalho regularmente. Se trabalha das 8h às 17h, ou das 9h às 18h, reproduza esta rotina também em sua casa.
- Indumentária: Troque de roupa ao acordar. Acredita-se que trajes mais informais reduzem a conexão com o trabalho e a produtividade.
- Refeições: Reserve o seu horário de almoço e garanta que ele dure uma hora. Evite fazer as refeições no mesmo local em que trabalha.
- Higiene e segurança: Evite ambientes fechados. Trabalhe em espaços com boa circulação de ar e luz adequada. Higienize com frequência os seus instrumentos e o ambiente de trabalho.
- Convivência: Se vive com outras pessoas, informe-as do seu horário de trabalho e evite interrupções, dentro do possível.
- Outras actividades: Crie separações entre momentos de trabalho, afazeres domésticos e outras rotinas de cuidado pessoal. Inclua na sua rotina actividades que possam reduzir a solidão e o stress: meditação, alongamentos, tocar algum instrumento musical, etc.
- Evite a síndrome de “JÁQUE”: “Jáque” estou em casa, vou ao supermercado; “jáque” estou em casa, vou aproveitar para lavar o meu carro; etc.
Com estes conselhos simples, o teletrabalho será, certamente, mais produtivo!
Experimente!